Dois carros roubados foram recuperados, no início da tarde desta quinta-feira (26/09) por agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupo da Guarda Municipal de Manaus (GMM). A ação aconteceu durante o patrulhamento escolar da ROMU nas proximidades da Escola Municipal Nestor Soeiro do Nascimento, localizada no Bairro Parque São Pedro, no Tarumã, na zona Oeste da capital amazonense.
Segundo o comandante da equipe CHARLIE 01 de patrulhamento escolar da ROMU, o GM R. Alves, os veículos foram recolhidos, com o apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), para a Delegacia de Roubos e Furtos, onde um dos carros foi entregue ao seu verdadeiro dono.
“Por efetividade, nós passamos hoje nessa escola e identificamos dois veículos que estavam estacionados de modo muito estranho, alheio ao convencional, e então nós fizemos a checagem através da central de comunicação que temos e foi averiguado que os dois veículos estavam com restrição de furto. Nós entramos em contato com o IMMU para solicitar apoio para o transporte dos carros do local até a Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos. Chegando lá, nós conseguimos fazer a entrega de um dos veículos a um dos proprietários que já se encontrava no local e o outro carro ficou em Posse da Polícia Civil para que fossem executados os trâmites legais”, disse o comandante.
Conforme R. Alves, o trabalho realizado pelo ROMU e PATAM (Patrulha Ambiental) tem sido um auxílio nas forças de segurança para o bem da sociedade manauara. “Nós agradecemos ao Prefeito David Almeida que reaparelhou e treinou os agentes da Guarda Municipal, assim como criou a ROMU, nos permitindo atuar em diversas frentes, entre elas a Ronda escolar. Temos atuado com sucesso, juntamente com a PATAM, que é a nossa patrulha ambiental, assim como nossos grupos de resposta rápida, dentro da nossa esfera municipal como ajudantes das forças de segurança tanto estadual como federal. Hoje foi ótimo, pois nós conseguimos devolver a um cidadão o seu bem. E esperamos que o dono do outro carro que ainda ficou lá possa também, logo em breve, ter em posse o seu bem”, concluiu o agente do ROMU.
De acordo com o vereador Luís Mitoso (MDB), autor da emenda à LOMAN que permitiu à Prefeitura de Manaus armar e treinar a GMM, a guarda contribui hoje de forma decisiva para o reforço da segurança da cidade.
"Após mais de 74 anos, a Guarda Municipal de Manaus vai sendo transformada. Com a nossa emenda e o compromisso do prefeito David Almeida, a Guarda foi armada e treinada, e mais de 230 concursados já foram chamados para reforçar a segurança da nossa cidade. Além disso, a guarda foi revitalizada com novos veículos e muito mais investimentosEssa é a maior transformação da história da segurança pública municipal, garantindo proteção e valorização para quem cuida de Manaus", considerou o vereador Mitoso.
ROMU
A Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) da Guarda Municipal de Manaus (GMM), departamento vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) foi criada em março deste ano através do Decreto assinado pelo prefeito de Manaus David Almeida (Avante), com objetivo de atuar na prevenção e combate à criminalidade, e aumentar a sensação de segurança entre os cidadãos.
Os primeiros 27 guardas municipais que concluíram todas as etapas do curso da Romu, foram treinados por instrutores da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM).