O vereador Luis Mitoso (PTB) protocolou, nesta terça-feira (01/08), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) Indicação ao Executivo Municipal para a criação de espaços reservados para amamentação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) geridas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), inclusive para recepção de leite materno de mães doadoras.
O parlamentar defende que estudos científicos têm apontado diversas vantagens do leite materno. “O leite materno protege contra infecções, contra alergias, contra doenças crônicas, como o diabetes mellitus tipo 1 e contra a obesidade, além de servir de hidratação adequada da criança”.
Para Mitoso, as evidências científicas atuais comprovam que o leite humano proporciona um melhor desenvolvimento infantil. “O leite materno contribui para melhoria da qualidade de vida das crianças, especialmente aquelas de famílias de menor poder aquisitivo, mais suscetíveis a doenças e dificuldades de alimentação, reduzindo a mortalidade nesses”, explicou.
Conhecendo os benefícios da amamentação, Luis Mitoso defende, há vários anos, a importância de políticas públicas para orientar e promover o aleitamento materno, inclusive, é de sua autoria a Lei Municipal nº 1.561, de 17 de maio de 2011, que institui no calendário oficial do Município de Manaus o “Dia Municipal de Doação de Leite Materno”.
Texto: Adeilson AlbuquerqueFoto: Guilherme Corrêa